“Desde criança, ficava fascinada com as peças de seda e renda que minha avó
italiana guardava como um tesouro”, afirma Cecília Bourdon, uma das
criadoras da grife Fruit de La Passion
italiana guardava como um tesouro”, afirma Cecília Bourdon, uma das
criadoras da grife Fruit de La Passion
A Fruit de La Passion começou, em 1994, como uma aposta inovadora das irmãs
Cecília Bourdon e Marie Alba Romeu. Depois de trabalharem por dez anos como
consultoras de moda íntima em Paris, elas decidiram investir em uma nova
marca brasileira, porém com um toque francês que é notável até no nome. A
experiência da dupla resultou em peças detalhadamente elaboradas e muito
sensuais, o que garantiu a elas espaço no mercado e uma carreira de sucesso.
Cecília Bourdon e Marie Alba Romeu. Depois de trabalharem por dez anos como
consultoras de moda íntima em Paris, elas decidiram investir em uma nova
marca brasileira, porém com um toque francês que é notável até no nome. A
experiência da dupla resultou em peças detalhadamente elaboradas e muito
sensuais, o que garantiu a elas espaço no mercado e uma carreira de sucesso.
Em conversa descontraída com o All Lingerie, Cecília Bourdon revelou qual é
o seu estilo preferido de lingerie, além de falar sobre a história e o
processo produtivo da grife. “Criar lingerie vai além de um produto de moda,
a gente transita por um universo muito rico e subjetivo, onde é muito
importante interpretar o desejo feminino e a sua influência na auto-estima e
no comportamento”, afirmou. Confira a entrevista completa.
o seu estilo preferido de lingerie, além de falar sobre a história e o
processo produtivo da grife. “Criar lingerie vai além de um produto de moda,
a gente transita por um universo muito rico e subjetivo, onde é muito
importante interpretar o desejo feminino e a sua influência na auto-estima e
no comportamento”, afirmou. Confira a entrevista completa.
All Lingerie: Cecilia, conte um pouco de sua trajetória na Fruit de La
Passion?
Passion?
Cecília Bourdon:Quando minha irmã Marie e eu criamos um escritório de
assessoria de criação e marketing especializado em lingerie, trabalhamos
para as grandes marcas de lingerie e de matéria-prima como consultoras, e
sentíamos falta de um estilo de produto mais elaborado e com apelo sensual
sem abrir mão da sofisticação, do estilo de lingerie européia de luxo.
assessoria de criação e marketing especializado em lingerie, trabalhamos
para as grandes marcas de lingerie e de matéria-prima como consultoras, e
sentíamos falta de um estilo de produto mais elaborado e com apelo sensual
sem abrir mão da sofisticação, do estilo de lingerie européia de luxo.
Como é um produto mais difícil de ser feito e com baixa produtividade na
produção industrial, nenhum de nossos clientes ousou arriscar numa linha com
esse estilo. Como acreditávamos no potencial brasileiro para uma lingerie
sensual e chique, criamos a Fruit de La Passion. Começamos com poucas máquinas, o suficiente para uma célula de produção e cinco funcionários, mas em um ano já havíamos triplicado a produção. Depois de três anos já ocupávamos três prédios diferentes para dar conta da demanda, a há cinco
anos mudamos para um prédio de três mil metros onde funciona a parte
industrial, administrativa e o show-room, e onde recebemos os clientes de
todo o Brasil. Há dez anos iniciamos nosso projeto de varejo com lojas
próprias e hoje são 11 no total (três em São Paulo, uma em Campinas, uma em
Curitiba, uma em Belo Horizonte, uma em Fortaleza, duas no Rio de Janeiro e
duas em Recife).
industrial, administrativa e o show-room, e onde recebemos os clientes de
todo o Brasil. Há dez anos iniciamos nosso projeto de varejo com lojas
próprias e hoje são 11 no total (três em São Paulo, uma em Campinas, uma em
Curitiba, uma em Belo Horizonte, uma em Fortaleza, duas no Rio de Janeiro e
duas em Recife).
Fábrica da Fruit de La Passion
All Lingerie: Quais foram as principais dificuldades encontradas quando você
começou a grife?
começou a grife?
Cecília Bourdon:Quando você começa uma empresa os desafios são muitos.
Felizmente minha irmã e eu já éramos bem conhecidas no setor, isso ajudou
muito a obter crédito com os fornecedores, o que no inicio faz uma grande
diferença. O desafio é conseguir um resultado final do produto como sendo de
uma grande empresa, com a estrutura pequena de quem esta começando.
Felizmente minha irmã e eu já éramos bem conhecidas no setor, isso ajudou
muito a obter crédito com os fornecedores, o que no inicio faz uma grande
diferença. O desafio é conseguir um resultado final do produto como sendo de
uma grande empresa, com a estrutura pequena de quem esta começando.
All Lingerie: É possível perceber que o processo criativo da Fruit de La
Passion é intenso, considerando a riqueza de detalhes e intenções
específicas de cada linha. Quais são as principais inspirações da grife?
Passion é intenso, considerando a riqueza de detalhes e intenções
específicas de cada linha. Quais são as principais inspirações da grife?
Cecília Bourdon:A inspiração vem de diversas fontes, pode ser um quadro, um
personagem de livro, uma viagem ou um processo se inicia quando pesquisamos
novos materiais e a partir dai começa uma nova coleção, um novo tema.
personagem de livro, uma viagem ou um processo se inicia quando pesquisamos
novos materiais e a partir dai começa uma nova coleção, um novo tema.
All Lingerie: Fazer lingerie é uma paixão? Fale um pouco sobre isso.
Cecília Bourdon:Sempre fui fascinada por lingerie, desde criança. Ficava
fascinada com as peças de seda e renda que minha avó italiana guardava como
um tesouro… Criar lingerie vai além de um produto de moda, a gente
transita por um universo muito rico e subjetivo, onde é muito importante
interpretar o desejo feminino e a sua influência na auto-estima e no
comportamento.
fascinada com as peças de seda e renda que minha avó italiana guardava como
um tesouro… Criar lingerie vai além de um produto de moda, a gente
transita por um universo muito rico e subjetivo, onde é muito importante
interpretar o desejo feminino e a sua influência na auto-estima e no
comportamento.
All Lingerie: A Fruit de La Passion se autodenomina como “a mais brasileira
lingerie francesa”, sendo assim, como se dá esse “abrasileiramento” das
coleções?
lingerie francesa”, sendo assim, como se dá esse “abrasileiramento” das
coleções?
Cecília Bourdon:Quando citamos lingerie francesa, é por causa da riqueza de
detalhes e matérias-primas exclusivas, porém a modelagem é feita 100%
pensando no corpo e no gosto da brasileira.
detalhes e matérias-primas exclusivas, porém a modelagem é feita 100%
pensando no corpo e no gosto da brasileira.
All Lingerie: Cecília, em sua opinião, o que a mulher brasileira tem de mais
inspirador e especial?
inspirador e especial?
Cecília Bourdon:A brasileira tem uma sensualidade natural que nasce com
ela. A maneira que fala, que anda e que se movimenta é muito especial e a
diferencia. Além disso, a brasileira se sente muito à vontade com seu corpo
e adora valorizar todas as suas curvas.
ela. A maneira que fala, que anda e que se movimenta é muito especial e a
diferencia. Além disso, a brasileira se sente muito à vontade com seu corpo
e adora valorizar todas as suas curvas.
All Lingerie: Considerando a sensualidade das peças, a Fruit de La Passion
busca inspirações também no universo masculino? O que a grife acredita que o
homem brasileiro espera das lingeries de sua parceira?
busca inspirações também no universo masculino? O que a grife acredita que o
homem brasileiro espera das lingeries de sua parceira?
Cecília Bourdon:A lingerie da Fruit de la Passion é uma lingerie feita para
seduzir. Em primeiro lugar, porque quem está usando sente um verdadeiro
“upgrade” na autoestima. Mas o olhar masculino também é importante, pois o
homem brasileiro, quando vence a barreira de entrar numa loja e comprar
lingeries para presentear, ele sempre escolhe algo com alta dose de
sensualidade. O brasileiro, embora muitas vezes não revele, presta muita
atenção na roupa íntima, ele sabe que é o privilegiado com essa visão.
seduzir. Em primeiro lugar, porque quem está usando sente um verdadeiro
“upgrade” na autoestima. Mas o olhar masculino também é importante, pois o
homem brasileiro, quando vence a barreira de entrar numa loja e comprar
lingeries para presentear, ele sempre escolhe algo com alta dose de
sensualidade. O brasileiro, embora muitas vezes não revele, presta muita
atenção na roupa íntima, ele sabe que é o privilegiado com essa visão.
All Lingerie: Cecília, você provavelmente deve usar peças da Fruit de La
Passion, qual é a sua linha preferida, a que mais combina com você?
Passion, qual é a sua linha preferida, a que mais combina com você?
Cecília Bourdon:Eu sou como quase todas as mulheres… Dependendo do estado
de espírito, escolho minha lingerie, um dia romântica e cheia de babadinhos,
no outro um estilo mais sofisticado com rendas e cristais. Além disso, estou
sempre combinando a cor da roupa com a lingerie. Para dormir raramente uso
as camisolas de alcinhas, porque apesar de achá-las lindas, morro de frio
nos ombros, sempre tenho que ter um bolero ou déshabiller para acompanhar.
de espírito, escolho minha lingerie, um dia romântica e cheia de babadinhos,
no outro um estilo mais sofisticado com rendas e cristais. Além disso, estou
sempre combinando a cor da roupa com a lingerie. Para dormir raramente uso
as camisolas de alcinhas, porque apesar de achá-las lindas, morro de frio
nos ombros, sempre tenho que ter um bolero ou déshabiller para acompanhar.
All Lingerie: Como surgem as ideias e os diferentes perfis que a marca
explora? Existe algum contato direto com o público?
explora? Existe algum contato direto com o público?
Cecília Bourdon:Criamos coleções com temas muitos distintos, do mais casual
ao mais sofisticado, do romântico ao provocativo. Temos dez lojas próprias
em diversas cidades brasileiras, o que nos dá um feedback muito rápido das
nossas consumidoras.
ao mais sofisticado, do romântico ao provocativo. Temos dez lojas próprias
em diversas cidades brasileiras, o que nos dá um feedback muito rápido das
nossas consumidoras.
All Lingerie: Como funciona o processo criativo no geral?
Cecília Bourdon:Cada tema é desenvolvido a partir da escolha de materiais,
tecidos, rendas, bordados, aviamentos, e cores, que são definidas no início
do processo. A fase seguinte é criar o croqui que servirá de base para a
execução da modelagem no papel, e, na seqüência, é montada a peça piloto.
Normalmente nossas coleções têm 20 modelos e, para isso, fazemos
aproximadamente 40 criações que serão avaliadas pela equipe de produto e
marketing em um desfile com dois modelos para a escolha final do tema.
tecidos, rendas, bordados, aviamentos, e cores, que são definidas no início
do processo. A fase seguinte é criar o croqui que servirá de base para a
execução da modelagem no papel, e, na seqüência, é montada a peça piloto.
Normalmente nossas coleções têm 20 modelos e, para isso, fazemos
aproximadamente 40 criações que serão avaliadas pela equipe de produto e
marketing em um desfile com dois modelos para a escolha final do tema.
All Lingerie: Conte um pouco sobre a sua experiência em Paris. Qual foi o
aprendizado mais marcante que obteve na cidade luz?
aprendizado mais marcante que obteve na cidade luz?
Cecília Bourdon:Morei em Paris por dois anos, quando tinha o escritório de
consultoria, e foi uma experiência enriquecedora, pois a cidade é uma fonte
inesgotável para quem cria. Eu saía todos os dias por Paris e não havia
rotina… Ia para os diversos museus, galerias, mercados de pulgas e as
centenas de lojas que estão em constante ebulição criativa, cada dia era uma
nova descoberta.
consultoria, e foi uma experiência enriquecedora, pois a cidade é uma fonte
inesgotável para quem cria. Eu saía todos os dias por Paris e não havia
rotina… Ia para os diversos museus, galerias, mercados de pulgas e as
centenas de lojas que estão em constante ebulição criativa, cada dia era uma
nova descoberta.
Linha de produção da grife
Mais Informações sobre a Fruit de la Passion no Site da mesma: www.fruitdelapassion.com.br/
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